segunda-feira, novembro 27, 2006

Determinando tendências




Carmem Miranda não se resume a música, dela é, também, muitas das tendências da moda como o uso dos babados e as inesquecíveis plataformas. Preparadas exclusivamente para ela, cada sandália era única - das mais variadas formas e cores.

Sua altura, 1,56 metros, era elevada pelos inseparáveis sapatos. Percebi na exposição do Museu de Arte Moderna (MAM) que eles a acompanhavam até quando estava em trajes de banho. No filme percebemos como era impressionante o seu "malabarismo" e desenvoltura em cima de tais acessórios.

Se o objetivo do acessório era dar grandeza a nossa "estrela", não era necessário, pois o seu sorriso aberto já apresentava a sua "alma".

Sua personagem e seu desfecho deixam-nos a certeza de que as estrelas por mais que brilhem, também, possuem os seus momentos de recuarem para poder resgatar dentro de si mesma força para continuar radiante. Caso contrário, só poderemos contemplá-las na superfície sem conhecer a sua essência.

3 comentários:

Eduardo Pelosi disse...

Realmente Cris,
Vendo pelas telas a impressão que se tem é que Carmen Miranda era uma mulher alta... O figurino revela uma baixinha ousada que se equilibrava de uma maneira incrível nessas plataformas.

Parabéns pela montagem!

Fábio Vasconcelos disse...

Belo texto Cristina. Parabéns. Endosso as palavras de Pelosi. Parabéns também pela originalidade da montagem. Ótima idéia.

Fábio Vasconcelos disse...

Ah, Cristina, quase esqueço! Obrigado pelo elogio no meu post!!!